Sunday, October 23, 2011

Breve Resenha do Livro Startup Brasil de Pedro Mello e Maria Vidigal



Há alguns dias terminei a leitura do livro recém lançado Startup Brasil, um livro brazuca show de bola sobre empreendedorismo. Tem um formato muito bacana onde cada capítulo é uma história de cada empresa contada pelos próprios empreendedores. Os empresários fazem um balanço de suas trajetórias como empreendedores. São 10 empresas. O mais legal é que são todos empreendedores brasileiros de empresas brasileiras, pelo menos incialmente ;-) .
  
Há tempos ouço que os livros sobre empreendedorismo e/ou negócios falam muito sobre casos de fora do país, que as coisas são bem diferentes e tal... Pois bem Pedro Mello e Marina Vidigal resolveram esta questão ao compilar depoimentos dos notáveis abaixo:

- Alexandre Costa, da Cacau Show; 
- Daniel Mendez, da Gran Sapore;
- Elói D’Avilla, agência de viagens Flytour;
- Gilberto Mautner, da Locaweb; 
- Marcus Andrade, da gráfica Horizon;
- Marcus Hadade, da Arizona; 
- Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica;
- Miguel Krigsner, do Boticário; 
- Romero Rodrigues, do BuscaPé; 
- Vasco de Oliveira Neto, da AVG Logística. 

O livro não precisa ser lido em ordem sequêncial, eu por exemplo, comecei a ler os capitulos das empresas que eu mais tinha interesse em conhecer a história.  

O que mais me chamou a atenção em todas as histórias foi a coragem de todos eles mas principalmente a vontade, resiliência, persistência. Palavras típicamente usadas para descrever um empreendedor de sucesso. Em todos os casos, o sucesso demorou a chegar.

Outra coisa interessante foi que praticamente todos eles tiveram uma verdadeira escola de empreendedorismo desde pequenos, tendo como professores os próprios pais empreendedores. Acredito que isso ajuda muito. 

A resiliência se fez presente também no projeto dos próprios autores que enfrentaram algumas dificuldades e mudanças de rumo antes de conseguirem finalizar o livro. Mais uma vez, vontade, resiliência, persistência.

Este ano, comprei apenas 3 livros no formato tradicional (em papel) o primeiro foi QUEBRA TUDO! do Ricardo Jordão Magalhães, o segundo foi Business Model Generation  do Alexander Osterwalde e o terceiro foi este. Valeram cada centavo.

O livro é muito bom, serve até como um manual rápido de consulta. Compre, leia e releia, vale muito o investimento. 

Você também pode gostar de:





2 comments:

Teste said...

Gustavo,
Eu conheço o livro mas ainda não li, em cima das suas palavras, colocarei nas pendências para leitura.

ABS

maisprodutivo said...

Obrigado pela indicação Gustavo! Fiquei curioso para conhecer a história da CacauShow (minha preferida da lista)

Teste de Memória