Search This Blog

Wednesday, January 12, 2011

10 Livros Lidos Em 2010 Que Mais Gostei


Após o retorno das férias, preparei uma lista dos 10 que mais gostei de ter lido em 2010 e que recomendo a leitura para quem ainda não teve a oportunidade e o prazer de lê-los.

Delivering Happiness


É um misto da história da criação da Zappos e das lições aprendidas e desenvolvidas pelo Tony Hsieh, CEO da empresa. O mais bacana do livro é o processo pelo qual a empresa passou ao longo do tempo que envolveu o desenvolvimento da sua cultura e valores. Esse livro entrou para a minha lista dos 5 melhores livros que já li. Disparado o melhor do último ano. Aqui um post que fiz após a leitura.
Mais sobre o livro. ** Versão em português ** Disponível

Rework

O formato livro foi muito bem elaborado, pequenos capítulos, simples e que vão diretamente ao assunto. As ilustrações são um capítulo a parte. Fantásticas. O livro traz ideias muito inovadoras e poderosas, dessas que nos fazem parar e pensar. O autor navega por temas como produtividade, competidores, contratação e promoção. O bom das ideias apresentadas é que quase todas são de muito fácil aplicação, pelo menos nas pequenas empresas. Rework entra para minha lista de 15 melhores livros de todos os tempos. Aqui um post que fiz após a leitura. 



Crush It! 

Gary Vaynerchuk é o criador do Wine Library TV, um videoblog sobre vinhos onde mantém um programa diário falando sobre vinhos, que é sua especialidade.

Em Crush It! ou Vai Fundo! (em português), Gary fala como utilizou de ferramentas de mídias sociais para alavancar seus negócios e principalmente construindo sua marca pessoal. Gary fala do uso de ferramentas como Twitter, WordPress, Flick, Tumblr, Youtube e de redes como: Facebock e Orkut para campanhas de boca a boca e criação e integração em comunidades relacionadas ao seu assunto.

Nesse livro ele aborda assuntos interessantes como:

Escolha um tema que tenha domínio, faça aquilo que você goste e que te dê prazer; 
Siga sua paixão; 
Respeite seus espectadores, seja você mesmo, não crie personagens; 
Trabalhe duro, não pense de imediato em retorno financeiro, o retorno é consequência do seu trabalho.

É um livro muito bacana, leitura extremamente fácil e que é recomendado para qualquer tipo de profissional, tendo ou não domínio de uso dessas tecnologias de mídia social. 

Mais sobre o livro ou aqui

Getting Real

Se você é do ramo de tecnologia, principalmente desenvolvedor de softwares, você precisa ler ‘Getting Real: The smarter, faster, easier way to build a successful web application’. O livro está cheio de princípios, que, embora possam parecer estranhos à primeira vista, os argumentos são ótimos e visam a objetividade, a entrega e a simplicidade. Claro que não concordei com tudo, acredito em planejamento ( não do tipo que planeja, planeja e planeja), poucas reuniões e um escopo bem detalhado, mas concordei e gostei da maneira que a grande maioria dos argumentos são expostos.

O livro, é sobre cair na real. É sobre pular todas as coisas que representam a realidade (cartas, gráficos, caixas, setas, esquemas, entre outros) e realmente construir a coisa real.

O principal conceito é de que menos é mais. ‘Getting Real’ é menos.

Aos amigos que desenvolvem aplicações, principalmente web, este é o livro. Aos que não desenvolvem o livro pode ser um livro provocativo, principalmente no quesito planejamento. Aqui um post que fiz após a leitura.


Marco Zero 

Excelente ebook que fala sobre como montar uma empresa do zero sem investir quase nada. Leitura fácil e rápida, além de muito agradável.

É um livro dedicado a pessoas que almejam montar a sua própria empresa sem colocar em risco a escola das crianças, os passeios com a família ou a lista de material escolar. É mais que isso, é um livro para pessoas insatisfeitas com seus trabalhos, um texto que visa a busca da sua realização e a felicidade. Super recomendo.

Mais sobre o livro.

Bilionários Por Acaso

Bilionários Por Acaso apresenta a história da criação do Facebook a partir dos dois processos que Zuckerberg enfrentou. Um pelo roubo da idéia dos irmãos Winklevoss e Narenda. E outro por reduzir a participação de Saverin no capital do Facebook. Curiosamente, fala mais da incapacidade social de Zuckerberg que de sua habilidade de conectar pessoas. A história se desenvolve entre traições e grande capacidade de criação.

A leitura é bastante rápida com capítulos curtos. O livro em nenhum momento é chato. A narração é em terceira pessoa e extremamente rica. O livro serviu como base para o filme 'A Rede Social'.

Mais sobre o livro.

Descubra Seus Pontos Fortes


O livro aponta para um pensamento diferente quanto às habilidades das pessoas, o que é bastante interessante: pare de ficar observando os seus defeitos, os pontos fracos de seu desempenho; pare de chamá-los de "oportunidades de desenvolvimento" e invista em seus pontos fortes. Por quê? Simplesmente porque, se você melhorar em seus pontos fracos e esquecer-se de seus pontos fortes, se tornará uma pessoa na média - em bom português, medíocre. Concentre-se em seus pontos fortes e torne-se uma pessoa excelente. Os outros vão se virar para aceitar ou conviver com seus pontos fracos se acharem que os benefícios de um relacionamento com você superam os problemas.

Se seu filho tira nota 10 em inglês, 9 em Português e 2 em Geografia, qual destas matérias mereceriam a sua atenção? Obviamente as duas primeiras. A última deve receber a mínima atenção, o suficiente para alcançar a nota mínima necessária.

Na página 86 há um teste que pode ser realizado on-line e que pode ajudar o leitor a encontrar seus pontos fortes e algumas estratégias para contornar os problemas.

Me surpreendi positivamente com o livro, pois não ser trata de um livro de auto-ajuda. O teste, elaborado pelo Instituto Gallup, tem base sólida e já foi realizado com quase 2 milhões de pessoas.

Mais sobre o livro.

From Idea To Webstartup in 21 Days 


O livro conta a história de três amigos que em 21 dias tiveram a idéia e criam um site para vender bacon. Os autores compartilham lições que aprenderam de uma forma tão simples que você pode aplicar às suas próprias idéias. Há exemplos do que eles fizeram de certo e o que erraram também.

A história é bacana e real. O fato de não terem ficado ricos e terem enveredado para outros projetos deu um toque bem legal à história. Você consegue se imaginar fazendo tudo o que eles fizeram. Aqui um post que fiz após a leitura.


A Cabeça de Steve Jobs

O livro é muito bom, curto, com ideias boas, com narrativa limpa e bem fácil. São histórias desde a fundação da Apple até os dias atuais (até o fim de 2007, quando o livro foi escrito). Fala das estratégias de Jobs, e como ele fez pra reerguer a Apple quando voltou em 1996. Claro, também fala de suas outras empresas, a NeXT e a Pixar.

Achei que é um livro de marketing e não sobre liderança. Afinal Jobs não é lá um bom exemplo de líder, em especial pelo que o livro conta.

No final de cada capítulo, há uma lista de coisas faladas no capítulo que devem ser lembradas, funciona muito bem como um guia. 

Uma das partes que mais me chamou a atenção nessa reta final da leitura foi a de que os vendedores das lojas Apple não recebem comissão pelas vendas. Segundo o raciocínio de Jobs, a comissão faz com que o vendedor tente fechar a melhor compra para ele e não para o cliente. O vendedor comissionado tende a vender produtos caros o mais rápido possível, porém a Apple quer que seus clientes tomem a decisão certa para não terem frustrações mais tarde. Simplesmente fantástico!


O Que Realmente Importa?


Livro para você refletir e se encontrar. Descobrir aquilo que é realmente importante na sua vida. É um livro direto, sem rodeios e tocante. Fala das nossas escolhas e da importância de alguns fatores em nossa vida, mas a essência desse livro é que toda escolha reflete diretamente em nossas vidas. 

Escolhemos as coisas para agradar os outros ou porque nos faz bem ?

Vale a pena a leitura.

Share

2 comments:

neigrando said...

Gustavo, são ótimas suas dicas de livro. Destes li e gostei de:

- Rework, onde Jason Fried e David Heinemeier Hansson, sócios da 37Signals incentivam ao pretendente a empresário ou emprendedor iniciante (Starter) a tocar o negócio de uma maneira simples, prática e objetiva. Fornece dicas importantes a serem considerados em um negócio, incluindo recursos, idéias, produtos, pessoas, marketing, clientes, cultura, etc.

- Crush It!(Vai Fundo!) onde Gary Vaynerchuk incentiva e dá dicas ao pretendente a empresário a usar a paixão e coragem somados aos novos recursos de mídias sociais para iniciar o negócio e trabalhar com dedicação em sua alavancagem. Ele usou paixão, experiência, talento e maneira original de ser e agir para lançar no Youtube a Wine Library TV.

- A Cabeça de Steve Jobs, onde destaca a maneira de pensar de Steve Jobs e da nova Apple: o Design, a Simplicidade, a facilidade de navegação e uso, a atuação da empresa com poucos excelentes produtos, a retomada de um negócio, etc.

- StrenghtsFinder (Descubra Seus Pontos Fortes), onde Marcus Buckingham, ensina a transformar talentos em Pontos Fortes para obter sucesso pessoal, acadêmico e profissional. O teste é ótimo, pois destaca 5 (talentos seus) entre 34 temas.

Entre outros que li e gostei, recomendo:

- Do More Faster, de David Cohen e Bred Feld, da TechStars, Lições para acelerar a sua Startup, recomendado para empreendedores iniciantes que desejam alavancar seus negócios. Cada capítulo é escrito por um empreendedor que teve sucesso com sua empresa devido ao apoio, orientação e incentivos da TechStar. Fornece dicas sobre: Idéia e Visão, Pessoas, Execução, Produto, recursos, etc.

- Trust Agents (Agentes de Confiança), de Chris Brogan e Julien Smith. Excelente para aqueles que querem fazer diferença na Web, gerando confiança em seu público e em suas relações reais e virtuais, usando corretamente e melhor as redes sociais, sites, blogs, etc. Resenha no meu blog.

- Making Ideas Happen (Fazendo as Idéias Acontecerem), de Scott Belsky, fundador e CEO da Behance. Ensina a por em prática suas idéias e sonhos, com: projetos e ações, liderança e parcerias. Procura também responder a questão: como posso permanecer organizado no meio do caos do dia a dia realizando tarefas, gerenciando projetos e permanecendo com a mente clara o suficiente para ainda ser criativo? Resenha no meu blog.

- The 4-Hour WorkWeek (Trabalhe 4 horas por semana), de Timothy Ferris, para quem já tem empresa e quer aprender como ganhar mais, trabalhando menos, com foco em produtividade e resultados.

cairo said...

Excelentes livros foram mencionados por voces, creio que ficou faltando o atual PAI RICO E PAI POBRE, que é excelente liçao para nossas vidas, alem de nos ensinar muitas coisas sobre fazer dinheiro, alem do oolho do tigre, excelente para quem gosta desse tpo de leitura, recomendo!