Search This Blog

Monday, September 06, 2010

Caindo na Real com o livro ‘Getting Real’ by @37Signals



Mês passado procurando pelo livro ‘Rework’ da 37Signals na iBook Store encontrei o ‘Getting Real’ também da 37Signals. Baixei o primeiro capitulo do livro (sample) e poucos minutos depois já estava comprando o meu exemplar. Eu tinha que ter uma cópia em minha estante, mesmo descobrindo depois,  que o livro poderia ser lido online e em várias línguas. O livro é mesmo bom.

Se você é do ramo de tecnologia, principalmente desenvolvedor de softwares, você precisa ler ‘Getting Real:The smarter, faster, easier way to build a successful web application’. O livro está cheio de princípios, que, embora possam parecer estranhos à primeira vista, os argumentos são ótimos e visam a objetividade, a entrega e a simplicidade. Claro que não concordei com tudo, acredito em planejamento ( não do tipo que planeja, planeja e planeja), poucas reuniões e um escopo bem detalhado, mas concordei e gostei da maneira que a grande maioria dos argumentos são expostos.

O livro, é sobre cair na real. É sobre pular todas as coisas que representam a realidade (cartas, gráficos, caixas, setas, esquemas, entre outros) e realmente construir a coisa real.

O principal conceito é de que menos é mais. ‘Getting Real’ é menos. Menos massa, menos software, menos funcionalidades, menos papéis, menos tudo que não é essencial – a maioria do que você pensa ser essencial realmente não é –. Isso é muito verdade.

Ao longo do texto os argumentos de permanecer pequeno, ser ágil, flexível e simples, são altamente sustentáveis. A 37Signals possui vários softwares desenvolvidos sobre estes conceitos. O mais conhecido deles é o BASECAMPHQ, um sistema de gestão de projetos com foco em comunicação bem simples, levíssimo e fácil de usar.

O livro é de certa forma um livro de negócios ‘anti-grande’ e não deve ser considerado um livro de regras, mas sim um ponto de virada. Entendo ser um ótimo livro para quem está começando um negócio, pois evidencia de forma clara como tirar vantagens do fato de ser uma empresa pequena frente aos concorrentes maiores.

Tenho boas lembras de um passado não muito distante onde fazíamos mais e falávamos menos. Acho que por isso gostei tanto deste livro.

Aos amigos que desenvolvem aplicações, principalmente web, este é o livro. Aos que não desenvolvem o livro pode ser um livro provocativo, principalmente no quesito planejamento. ;-)

Share

3 comments:

Olavo said...

Executar sem planejamento... Todas as vezes que tentei não deu certo pra mim. Estou curioso sobre o que o autor propõe, significaria uma quebra de paradigma pra mim.

Abracos

Nei said...

Gustavo, como é bom ter dicas de livros recomendados por você, principalmente quando o seu resumo nos incentiva a comprar e ler.

Obrigado por mais esta dica.

Um grande abraço,

Nei Grando

neigrando said...

Para os empreendedores cairem na real, sugiro que pensen sobre este Checklist para Startups:

* Oportunidade - De onde vem a idéia?
* Inovação - Onde está a inovação?
* Cliente - Quem é o utilizador / pagador?
* Competição - Quem é o concorrente / complementador?
* Vendas - Qual é o canal para chegar ao cliente?
* Marketing - Como você cria demanda do usuário final?
* O que faz o desenvolvedor de negócios? - Ofertas? Parcerias? Vendas?
* Negócios / modelo de receita(s) - Como organizar para ganhar dinheiro?
* Patente e Regulamentação? - Como e por quanto tempo?
* Time to Market - Quanto tempo leva para chegar ao mercado?
* Modelo de Desenvolvimento de Produtos - Como, você é engenheiro?
* Fabricação - O que é preciso construí-lo?
* Financiamento - Quanto? Quando? De quem?
* Acompanhamento sobre o Financiamento - Quanto? Quando?
* Liquidez - Quanto? Quando?
...