Search This Blog

Thursday, August 12, 2010

Vai Ler ou Apostar Corrida?




Muito tem se falado sobre as funcionalidades dos leitores de e-books como o iPad ou Kindle e de como eles tem facilitado a maneira como você pode ler livros, revistas e jornais.

Comprar um livro ao toque dos dedos, controlar a luminosidade da tela, destacar partes interessantes do texto, fazer anotações pessoais, consultar o significado de determinada palavra e outras aplicações ou ainda a possibilidade de baixar parte do livro como exemplo e em gostando do conteúdo efetivamente comprá-lo, são coisas fantásticas.

No entando, nem tudo são flores. Uma pesquisa feita pela Nielsen Norman Group com alguns usuários de ebook readers, apontou um descontentamento destes, com o fato de demorarem mais para finalizar a leitura dos livros nestes dispositivos em comparação com o livro impresso. Ainda segundo a pesquisa, a leitura no iPad, foi em média, 6,2% mais lenta que a versão impressa. No Kindle, o declínio foi de 10,7% mais lento.

Segundo alguns, isso é alarmante! Oras, o que importa é a qualidade ou o tempo que você leva para ler?!

Antes de ver esta pesquisa, eu já havia percebido isso em minas leituras, principalmente quando intercalei a leitura de um e-book com um livro impresso. No meu caso, o modo de leitura e da interação com o texto, foi o principal motivo. A utilização dos recursos que mencionei – marcar, anotar, dicionário – aliados a visita de links de Internet no próprio texto, certamente aumentaram um pouco mais o meu tempo de leitura, porém o resultado final foi bem interessante. Estou muito satisfeito.

Para mim o que importa, além da tecnologia, é o prazer da leitura e ter mais um equipamento, multitarefa, que me dá mais uma possibilidade de desfrutar deste prazer. E você, vai ler ou apostar corrida?
Share

5 comments:

Pedro Castro said...

Existe espaço para os dois. É claro que em tempos de ecologia, os e-books estão em alta. Mas quem não curte também uma livraria como a Cultura ou a Saraiva? Acho que estamos ficando cada vez mais acostumados com a filosofia "faço tudo do sofá". E, de qualquer maneira, LER é muito bom!

Olavo said...

Como outro apaixonado por gadgets, cada vez que abordo este tema sinto aquele impulso de comprar um. :-)
Adoro ler, mas não apenas isso. Eu faço anotações, marco partes do texto relevantes para mim e no final, quando posso, ainda faço um mapa mental para resumir. Ou seja, gosto de maratona, mas como esporte. Sou uma tartaruga na leitura.

Olavo said...

Ah! Concordo c/o Pedro Castro. Creio que os dois andarão lado-a-lado. Enquanto um iPad ou um Kindle é um meio interessante de incrementar a leitura, nada como visitar uma livraria, pegar um livro sem compromisso, folhear-lo e tomar um belo café. Livraria para mim e para os meus filhos é também um passeio.

Fernando Laterza said...

O engraçado é que cada vez mais estamos mesmo mais presos às telinhas... Como fã de tecnologia, também fico tentado à comprar. Por outro lado, também concordo que o passeio físico "ainda" não se compara com o virtual... (Mas o virtual vai chegar lá!!- Trânsito, vagas para estacionar, segurança, etc... :O )

Claudio said...

Como uma pessoa envolvida com tecnologia, entendo que este é o futuro. Que os livros tomam espaço físico e ainda temos as situações inconvenientes daquelas pessoas que pedem o livro emprestado e esquecem de devolver ou devolvem o mesmo em frangalhos!!! Ainda assim, acredito que o charme do livro se manterá por algum tempo, independente de usá-lo para ler ou apostar corrida.