Search This Blog

Thursday, August 26, 2010

Sobre o Livro Delivering Happiness – A Path to Profits, Passion and Purpose



Li em julho deste ano, após ler a resenha feita no Blog do Miguel Cavalcanti, o livro “Delivering Happiness,” escrito por Tony Hsieh o CEO da Zappos. Encantado com a resenha do Miguel, comprei o livro na iBook Store da Apple e devorei-o. Agora atendendo à pedidos de alguns amigos, resolví escrever sobre o que tanto falo para eles. ;-)

A primeira parte do livro é a autobiografia de Tony Hsieh, parte (que abrange a infância, os anos de faculdade, experiência profissional e partidas antes da Zappos) a outra parte trata da história de como a Zappos foi fundada e como ela se tornou o sucesso que é hoje.

Tony se revelou como empresário desde criança onde criou várias pequenas empresas, incluindo uma fazenda de minhoca (que não deu certo), correspondência de negócios venda de kit mágico (que não deu certo), e algumas outras empresas de pequeno porte. Nenhuma dessas falhas iniciais desencorajaram Tony a prosseguir em frente e desenvolver mais empreendimentos.

Após a faculdade foi trabalhar na Oracle, onde recebia uma salário de U$40 mil dólares anuais. Pediu as contas por executar um trabalho repetitivo e chato.  Fundou a empresa LinkExchange junto com um amigo de faculdade e poucos meses depois vendeu-a por R$ 265 milhões para a Microsoft.

Após a venda para a Microsoft, Tony virou um empregado e a rotina e burocracia novamente voltaram a fazer parte do sue dia-a-dia. Pelo acordo Tony deveria passar 12 meses trabalhando na empresa e caso isso se concretizasse ele receberia cerca de U$40 milhões, caso contrário receberia “apenas” 20% deste montante. Tony chutou tudo para o ar em nome da felicidade e da sua liberdade. Enviou um email para toda a empresa se despedindo das pessoas e saiu pela porta. Ele não sabia exatamente o que ia fazer, mas sabia o que não ia fazer. 

Este foi um ponto de virada na vida de Tony, ele tinha decidido parar de perseguir o dinheiro, e começar a perseguir a paixão.

A história de como Tony se envolveu com a Zappos – a próxima empreitada de Tony – é fascinante. Mas fiquei mais surpreso com os  sacrifícios pessoais de Tony no início da história da empresa. Quando a Zappos estava à beira da falência e precisava de US $ 2 milhões de dólares para capitalizar a empresa e prosseguir uma estratégia diferente, Tony tomou uma importante decisão.

Seu plano foi levantar quase tudo o que tinha em seu nome e liquidá-lo em uma venda relâmpago. Ele apostou alto e colocou todos os rendimentos na Zappos. Para uma pessoa de fora, pode ter parecido um plano desesperado e imprudente.

Ele certamente estava desesperado, mas o resultado final fez valer a pena. A Zappos foi adquirida pela Amazon em 2009 por US $ 1,2 bilhão (o valor das ações da Amazon prometidos para a compra, no dia da operação fechada).

Grande parte do livro é dedicada à cultura da empresa e de valores. Para Tony a cultura é a marca da empresa.

Os 10 valores centrais da Zappos.com:
1)    Gere WOW!
2)    Abrace e estimule a mudança
3)    Seja alegre e até um pouco estranho
4)    Se aventure, seja criativo e cabeça aberta
5)    Busque o crescimento e o aprendizado
6)    Construa relacionamentos abertos e verdadeiros
7)    Construa uma equipe positiva e com espírito de família
8)    Faça mais com menos
9)    Seja apaixonado e determinado
10)Seja humilde

Delivering Happiness é um livro excelente para quem quer compreender melhor a turbulência de uma start-up, do esforço e do sacrifício pessoal necessário para o sucesso. O livro também oferece muitas lições sobre a construção da cultura de uma empresa e as enormes vantagens que a cultura da felicidade pode trazer para uma empresa quando esta, está lutando para sobreviver. Os conceitos de negócio no livro não são únicos, mas as histórias são relevantes e contêm muitas lições importantes para start-ups, empresas de pequeno porte e até grandes empresas que estejam focadas na diferenciação dos seus produtos e serviços.

Após ler o livro fiquei empolgado com e resolvi conferir algumas coisas diretamente com o próprios Tony, via Twitter @zappos, ele não só respondeu à todas as minhas mensagens como me enviou um exemplar do livro – eu lí o e-book no iPad – e um exemplar do fantástico livro Zappos Culture Book (é um livro escrito com depoimentos dos próprios funcionários da Zappos). Recebi ambos em minha casa em São Paulo, dias depois, sem nenhum custo! Durante o período do envio, recebi emails da equipe da Zappos me notificando sobre o andamento do envio e previsão de entrega além de me agradecer pelo interesse na empresa.

Tony, definitivamente sabe como gerar WOW!!!
Share

3 comments:

João Alves das Neves said...

Gu.

Você como sempre com depoimentos incríveis sobre as suas leituras mais incríveis ainda. Esse seu post caiu como uma luva. Hoje a minha maior vontade é levantar, dar tchau para todo mundo e desejar boa sorte para aqueles que merecem.

Beijos.
Fabiola

Olavo said...

Estou necessitado de um WOW na minha vida e ir fundo! Isto inspira. :-)

Anonymous said...

pós impressionante. Realmente gostei de ler seus posts.