Wednesday, August 18, 2010

Compartilhe Suas Idéias – Anotações sobre a entrevista de Biz Stone (@Biz) à PEGN (@peqempresas)




Lí no ultimo final semana a entrevista que Biz Stone, cofundador do Twitter, concedeu à PEGN. Achei bem interessante. Abaixo algumas anotações e pontos que mais gostei:

  • A idéia do Twitter foi rabiscada em um guardanapo de lanchonete. Se sua idéia for realmente boa ela caberá num guardanapo de lanchonete.
  • Para explicar o fenômeno do serviço Biz utiliza uma metáfora de bandos de pássaros se movimentando pelo céu. É algo que parece muito bem coreografado e treinado, mas que na verdade segue uma mecânica muito simples: trata-se apenas de comunicação em tempo real entre indivíduos, o que permite que eles formem um só organismo. Antes do Twitter, nenhum serviço propiciava isto.
  • Nove meses foi i tempo que o Twitter levou para fazer sucesso. Para Internet é um período bem longo, porém quando você acredita e tem uma idéia atraente e empolgante esse tempo não é significativo pois você está trabalhando no que gosta, no que acredita.
  • A criatividade é um recurso renovável e o acesso à ela é inesgotável. Acumular diferentes experiências como viajar, conversar com pessoas totalmente alheias ao seu universo, fomentam a criatividade.  Desta maneira, muito provavelmente você terá idéias que não teria se tivesse interagindo apenas com pessoas do dia-a-dia.
  • A definição do que é fazer negócios está mudando, a criatividade e o altruísmo são partes importantes deste novo modelo. Uma empresa ou produtos são considerados bem sucedidos se causaram algum impacto positivo para o mundo ou se forem relevantes para as pessoas.
  • Negócios e criatividades se entrelaçam. Se você quiser, uma empresa pode ser tocada como se fosse um grande projeto artístico.
  • A resistência às ofertas de compra do Twitter vem da crença que eles criaram uma ferramenta útil para milhões de pessoas e que ela ainda não está completa. Ainda falta criar um modelo de negócios. Fica claro que eles trabalham em algo que tem um significado maior que dinheiro.
  • Conselhos ao jovens empreendedores: Se você tem um produto que começou a despertar a atenção das pessoas, vá em frente compartilhe sua idéia. Dê um salto. Arrisque. Você não vai conseguir ser espetacularmente bem sucedido se não estiver disposto a falhar espetacularmente. Porém mantenha o foco. Não se distraia com dinheiro fácil. Abrace seu empreendimento. Tenha paixão.
Gostei muito da entrevista e achei que há bastante dicas de quem chegou lá, que acreditou na sua idéia e a desenvolveu com paixão. E você concorda?



3 comments:

Anonymous said...

E' meu amigo, esta mensagem representa bem o momento que estou passando, a decisao de acreditar em suas ideias e fazer com que elas sejam efetivadas esta balizada pela crenca no seu negocio e realmente estar preparado para a "falha" espetacular. Este ultimo ponto eh o mais complicado, pois ninguem, por mais que diga que seja consciente, esta preparado para falhar. Portanto acho que este tipo de entrevista nos dah uma empolgacao maior para seguir enfrente, acreditar e se aplicar ao maximo para colocar todo o seu potencial e conhecimento no seu negocio, pois a minha ideia tambem nasceu de um "guardanapo" e teve uma maturacao de 8 meses, quase igual....
Abraco

Gustavo said...

Meu amigo valeu pelos comentários. Pena que não sei quem é pois comentou como anonímo. Abraços, Gustavo

Olavo said...

Uma das coisas que me impressiona neste "novo mundo" é essa combinação de negócio associado à um propósito social e ambiental. É uma das coisas que me faz acreditar que ainda há salvação. Uma pena que normalmente esses negócios não são rentáveis de partida. Que bom que idéias como o Twitter tem condições de se manter até achar um modelo de negócio rentável. Abraços!

Teste de Memória