Tuesday, October 11, 2005

Uma pedra no caminho

?Um certo grau de oposição é importante para um homem. As pipas sobem contra o vento e não com o vento.?
John Neal

O único obstáculo para a águia poder voar com mais rapidez e desenvoltura é o ar. Entretanto, se o ar fosse retirado, e a orgulhosa ave tivesse que voar no vácuo, cairia instantaneamente no solo, impossibilitada de voar. O mesmo elemento que oferece resistência ao vôo é simultaneamente a condição de vôo.

O principal obstáculo que um barco a motor tem que enfrentar é a água contra a hélice. Entretanto, se não fosse essa resistência, o barco não sairia do lugar.

A mesma lei que sustenta que os obstáculos sejam condições para o sucesso se aplica à vida humana. A vida livre de todos os obstáculos e dificuldades reduziria a zero todas as possibilidades e fontes de energia. Elimine os problemas e a vida perde a oportunidade de ser melhorada.

Conta-se que há muitos anos, um rei colocou uma pedra bem grande no meio de uma estrada e escondeu-se para ver se alguém tentaria removê-la. Ricos mercadores e cortesãos passaram pela estrada e simplesmente contornaram a pedra. Muitos reclamaram, culpando o rei pela má conservação da estrada, mas nenhum fez qualquer tentativa de tirar a pedra. Então veio um camponês com um balaio de verduras. Chegando onde estava a pedra, o camponês pôs o balaio no chão e tentou remover a pedra para a margem da estrada. Depois de muito esforço conseguiu. Quando foi pegar as verduras, o camponês viu uma bolsinha no chão, no lugar onde tinha removido a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma mensagem do rei, dizendo que as moedas pertenciam a quem tivesse removido a pedra do caminho.

O camponês aprendeu então o que muitos jamais entenderam: em cada obstáculo surge uma oportunidade para melhorarmos.

?Quando tiver algum problema, faça alguma coisa!
Se não puder passar por cima, passe por baixo,
passe através, dê a volta, vá pela direita, vá pela esquerda.
Se não puder obter o material certo, vá procurá-lo.
Se não puder encontrá-lo, substitua-o.
Se não puder substituí-lo, improvise.
Se não puder improvisar, inove.?
Mas acima de tudo, faça alguma coisa!!
Há dois gêneros de pessoas que nunca
chegam a lugar nenhum: as que não querem
fazer nada e as que só inventam desculpas."


Sugestão para leitura:
MAXWELL, John C. ?Desenvolva sua liderança.?
Rio de Janeiro: Record, 1996.

No comments:

Teste de Memória