Friday, July 08, 2005

Sun avalia parceria com Microsoft para servidor

A Sun Microsystems está avaliando a idéia de incluir o sistema operacional Windows em seus servidores.

Tom Goguen, vice-presidente de plataformas da Sun, declarou no final da semana passada que mesmo a companhia não tendo firmado uma parceria com a Microsoft para vender Windows, a empresa poderá avaliar a estratégia caso os parceiros e clientes considerem a iniciativa uma boa idéia.

"Vai depender do que nossos usuários nos pedirem. Se nós encontrarmos clientes suficientes que digam que querem esse tipo de relação com a Microsoft, nós faremos", declarou.

A estratégia difere dos planos anteriores da Sun. Isso porque a companhia já certifica o Windows em seu hardware baseado no processador x86 da Advanced Micro Devices (AMD).

No entanto, John Fowler, vice-presidente do Grupo de Sistemas de Rede da Sun, havia dito em abril que não via necessidade em vender o Windows porque muitos consumidores já compravam o sistema operacional por si mesmos e poderiam obter o suporte por meio de canais parceiros.

Os principais concorrentes da Sun, entre eles Hewlett-Packard, Dell e IBM, possuem acordos com a Microsoft para vender o Windows em seus servidores.

Michael Goulde, analista da consultoria Forrester Research, declara que espera que a Sun firme a parceria com a gigante de software até o fim de 2005, ou seja, antes do lançamento do Longhorn, sistema operacional que vai substituir o Windows.

"Faria sentido [fechar o acordo] para a época em que a versão beta do Longhorn fosse lançada", disse.

A Microsoft espera vender o Longhorn no segundo semestre de 2006. Sobre um eventual acordo com a Sun, a companhia não se manifestou.

Elizabeth Montalbano - IDG News Service, EUA

No comments:

Teste de Memória