Search This Blog

Tuesday, May 31, 2005

Windows e Linux disputam mercado de servidores


COMPUTERWORLD
Uma pesquisa da IDC aponta que o mercado de servidores baseados em sistema operacional Linux teve crescimento de dois dígitos pelo 11º trimestre consecutivo, com um aumento de receita ano a ano de 35,2%. A venda de unidades de servidores saltou 31,1% neste período.

Mas assim como os produtos que operam em código-fonte aberto, os servidores baseados em Windows, da Microsoft - que possui uma base instalada bem maior que seu concorrente - também não fizeram por menos. Segundo a IDC, as receitas e os números de unidades vendidas cresceram 12,3% e 10,7%, respectivamente, ano a ano.

A pesquisa aponta que, no primeiro trimestre de 2005, a Microsoft faturou 4,2 bilhões de dólares com seus servidores. Neste mesmo período, os servidores Linux ultrapassaram a marca de 1 bilhão de dólares em receitas. Segundo a IDC, há uma forte tendência de que os servidores Linux ganhem mais espaço em data centers.

Em termos de receita com produtos, o estudo aponta que a IBM continua liderando o ranking, com 28,3% do setor, seguida por uma pequena diferença da HP, que detém 27,6% de participação de mercado. Dell e Sun Microsystems ocupam a terceira e quarta posição, com 10,8% e 9,9%, respectivamente.


Receitas (em milhões de dólares) com sistemas de servidores no primeiro trimestre de 2005


Manek Dubash, Techworld.com
Share

No comments: